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Mato Grosso

Setasc capacita gestores do Criança Feliz em Mato Grosso

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A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), por meio da Secretaria de Assistência Social (Saas), reuniu gestores municipais do Programa Criança Feliz para uma capacitação técnica nesta segunda-feira (06). A ação será realizada até o dia 10 de maio, no Mato Grosso Palace Hotel, em Cuiabá.

Participam da capacitação cerca de 60 gestores de 29 municípios do Estado, entre eles: Acorizal, Alto Boa Vista, Arenápolis, Apiacás, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Chapada, Dom Aquino, Denise, Diamantino, Jaciara, Jauru, Jangada, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nortelândia, Peixoto de Azevedo, Poconé e Pontal do Araguaia.

A proposta é formar os gestores municipais no Guia da Visita Domiciliar. As visitas domiciliares, realizadas pelos técnicos, fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares, comunitários e estimular o desenvolvimento infantil. Durante os cinco dias de curso serão realizados oficinas com recursos didáticos e aulas práticas.

A titular da pasta, Rosamaria de Carvalho, destacou a necessidade da iniciativa para o aprimoramento e execução do programa nos municípios do Estado. “A capacitação proporciona a troca de experiência e esses momentos são importantes para requalificar aquilo que precisa ser colocado em prática”, disse.

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A secretária da Setasc também ressaltou a importância de preparar os profissionais que auxiliarão as mães no incentivo correto dos primeiros anos de vida da criança. “Dentro da psicologia, os primeiros anos de vida de uma criança são condicionantes para que tenham uma série de fatores psicológicos bem resolvidos. Os visitadores capacitados vêm cumprir este papel junto com as mães para ensinar a importância desta estimulação”.

Criança Feliz

O programa foi instituído pelo decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, alterado pelo Decreto n° 9.579, de 22 de novembro de 2018, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, articula ações políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos e direito das crianças e adolescentes. Entre as competências de Mato Grosso na execução do Primeira Infância, o planejamento e coordenação de ações, prestação de apoio técnico, elaboração de materiais, realização de ações de mobilização no âmbito estadual, articulação de ações intersetoriais com as diversas políticas públicas e execução das ações programa.

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CadÚnico e PBF

Outra ação da Setasc, iniciada na manhã desta segunda-feira (06), é a ‘Capacitação Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família’. O curso segue até o dia 10 de maio, no auditório da secretaria, em Cuiabá. O objetivo é orientar os gestores municipais sobre os conceitos e procedimentos de Gestão do Cadastro Único para programas sociais e de transferência de renda como o “Bolsa Família”.

Neste primeiro dia foram abordados o conceito básico e a importância do Cadastro Único e as responsabilidades do Governo Federal, estadual e municipal para o programa. Também foi apresentado aos gestores o processo de cadastramento, exclusão de cadastros, substituição de RF e transferência de famílias, formulários e o Sistema do Cadastro Único, entre outros.

Segundo o secretário Adjunto de Assistência Social, Aguinaldo Garrido, o programa do Cadastro Único e do Bolsa Família, é a única possibilidade de trazer a proteção social garantido na Lei Orgânica da Assistência Social.

“É de grande importância esses encontros que ampliam a capacidade de conhecimento dos nossos gestores que atuam diretamente com as famílias em estado de vulnerabilidade. A porta de entrada é o cadastro único e a inserção dos cidadãos nesses programas”.

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

MTI discute sobre gestão de projetos e inteligência artificial

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Os analistas da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) participaram nesta quarta-feira (17.07) de mais uma edição do Café Tech, onde puderam discutir sobre gestão de projetos e sua implantação nas empresas, bem como sobre inteligência artificial.

O Café Tech foi criado como parte da iniciativa de disseminar a cultura da inovação entre os colaboradores da MTI. Ao longo das edições anteriores, já foram discutidos sobre ferramentas e aplicativos que podem aprimorar os trabalhos na área de tecnologia e contribuir para a criação de novas oportunidades de negócio.

Nesta quarta edição, o analista da Cromus Consultoria, Clebiano Nogueira, palestrou sobre os “Mitos e as verdades na implantação da gestão de projetos”. Segundo ele, há sete “mitos” que todos dizem e que impedem o gerenciamento dos projetos para se conseguir atingir o resultado esperado, seja em produtos ou serviços.

Os mitos envolvem a metodologia, apoio executivo, comunicação, controle de mudanças, métricas, lições aprendidas e melhoria contínua. O primeiro mito, segundo Clebiano, é referente à afirmativa referente Project Management Institute (PMI) para gerenciamento de projeto. Isto porque o PMI não trabalha com metodologia, mas boas práticas de gestão. 

O segundo mito trata-se da afirmativa de que gerentes de projetos têm autonomia para selecionar ou gerenciar projetos. Contudo, esse mito cai por terra, uma vez que é necessário o apoio do patrocinador para o bom desenvolvimento do projeto.

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Já o terceiro mito diz respeito ao entendimento de que a execução das atividades está garantida a partir do alinhamento das responsabilidades. “O pior da comunicação é a ilusão de que ela ocorreu. É preciso certificar de que o detalhamento do projeto, de entregas e resultados esperados esteja claro para cada um dos membros”, disse.

Outro mito é se considerar o projeto 100% entregue de acordo com o planejado, bem como considerar as métricas baseadas em percentual concluído das atividades. “É preciso ter outras maneiras de gerenciar. Hoje temos indicadores de performance, de análise de valor agregado e indicadores de resultados”, afirmou Clebiano.

Além disso, outro mito que prejudica o andamento do projeto é reunir os integrantes no final, para compilar as lições aprendidas. “Se a lição é só no final, você já não se lembra do começo. As lições têm que ser organizadas desde o início. Pode-se ir anotando os históricos dos pontos relevantes, importantes e fortes vividos durante o andamento do projeto”, explicou.

O analista de TI da MTI que atua na Sefaz, Guilherme Campos, explica sobre machine learning

Também é considerado mito relevante a crença de que a experiência e a ferramentas são suficientes para enfrentar os desafios da disrupção digital.  “Não basta apenas conhecimento. É preciso melhorar e revisar a metodologia para garantir projetos bem feitos”, encerrou.

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Machine Learning 

Além da gestão de projetos, foi discutido ainda sobre inteligência artificial na palestra “Introdução à Machine Learning e Deep Learning”, realizada pelo analista Guilherme Campos, servidor da MTI cedido à Secretaria de Fazenda (Sefaz).
A Machine Learning é considerada uma aprendizagem de máquina, que é a capacidade de um computador de aprender e evoluir à medida que é exposto a novos dados e em constante mudança, de modo que possam fazer tarefas que seriam executadas por pessoas.

Já a Deep Learning é uma aprendizagem profunda, cuja tecnologia tornou-se muito comum atualmente. “A Deep Learning é uma das sub-áreas do Machine Learning e que está muito em alta e na moda e tem resultados impressionantes”, disse Guilherme.

Segundo Guilherme, a Deep Learning é utilizada em aplicações como visão computacional, reconhecimento de fala e compreensão de linguagem natural. “Você consegue trabalhar em outras áreas, como voz, texto e processamento de linguagem natural. E isso é mais uma ferramenta que se tem para trabalhar. Por isso é interessante conhecer as novas técnicas, mesmo que não seja profundo conhecedor, para que possamos propor soluções para problemas futuros”.

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

Programa REM propõe parceria com Cipem para fortalecimento da cadeia madeireira

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O Programa REM Mato Grosso propôs ao Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Matogrosso (Cipem) uma parceria para fortalecimento da cadeia produtiva da madeira. A aproximação visa promover capacitações e desenvolvimento de mercados para que a cadeia seja cada vez mais reconhecida como estratégica para o desenvolvimento sustentável do Estado.

“Os empreendedores que atuam com Manejo Florestal Sustentável são grandes responsáveis por evitar o desmatamento e um dos objetivos do programa é justamente chegar na ponta e repartir os benefícios com essas pessoas que auxiliaram o estado de Mato Grosso a conter o desflorestamento ilegal”, pontuou a coordenadora do Programa REM Mato Grosso, Lígia Vendramin. Ela informou durante a reunião que o Estado também trabalha para melhorar a rastreabilidade e mapeamento da cadeia de custódia da madeira nos sistemas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), garantindo ao setor a valorização dos empreendedores que atuam em conformidade com as normas legais.

Para o diretor executivo do Cipem, Valdinei dos Santos, as agendas são convergentes e a entidade está aberta a firmar a parceria para fortalecimento da cadeia produtiva da madeira. O executivo recebeu os representantes do Programa REM Mato Grosso e da Superintendência de Gestão Florestal (SUGF) da Sema na tarde desta quarta-feira (17.07) na sede da instituição, em Cuiabá. Os recursos disponibilizados pelo programa para fortalecimento da cadeia poderão ser executados nos próximos três anos.

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Estado pioneiro

Desde 2004, Mato Grosso obteve uma redução de 89% no desmatamento das suas florestas, mantendo 63% do seu território intacto. Portanto, Mato Grosso é campeão na redução do desmatamento, marca que o credenciou para recebimento dos recursos do Programa REM, projeto internacional que premia as jurisdições pioneiras na Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+).

Em 2017, durante a Conferência do Clima realizada na cidade alemã de Bonn, foi assinado o acordo entre Mato Grosso e os governos da Alemanha e do Reino Unido possibilitando a destinação ao Estado de até 22 milhões de libras e 17 milhões de euros, cerca de R$ 180 milhões na moeda atual, em um período de cinco anos. Para receber os valores, que são gerenciados pelo Fundo Brasileiro da Biodiversidade, o estado de comprometeu a manter o desmatamento abaixo de 1788km².

Outra frente de atuação mato-grossense para conter o desmatamento e valorizar a floresta em pé é o desenvolvimento de estratégias integradas para o Desenvolvimento Rural de Baixa Emissão (DBRE). De acordo com o Instituto Earth Innovation, de 39 jurisdições que abrigam florestas tropicais em seu território, Mato Grosso é a única que mantém uma ampla gama de iniciativas mais avançadas que abordam a produção agropecuária sustentável para propriedades de grande e pequeno porte.

Essas iniciativas estão todas elencadas dentro da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), lançada na COP 21 em Paris, que inclui 21 metas claras para aliar produção com conservação ambiental e inclusão social. Os marcos foram desenvolvidos por meio de processos participativos que incluíram atores de setores públicos, privados e sem fins lucrativos e buscam o desmatamento líquido zero em todo o estado e zerar emissões líquidas de carbono florestal até 2030, mantendo aproximadamente 6 gigatoneladas de CO2 fora da atmosfera, além de manter no mínimo 60% da cobertura vegetal nativa.

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Repartição de Benefícios

Do valor destinado ao Estado pelos governos da Alemanha e do Reino Unido, 40% será designado para fortalecimento institucional do governo de Mato Grosso. Os recursos serão investidos para complementar ações já realizadas pelo Estado para combater o desmatamento e valorizar a floresta em pé. Já os outros 60% serão repartidos em quatro subprogramas, sendo, 17% para projetos de produção sustentável, 22% para povos indígenas, 41% para agricultura familiar e 20% para agricultura familiar e povos tradicionais em outros biomas.

O Programa REM Mato Grosso está integrado ao Sistema Estadual de REDD+ [Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal], com a Estratégia Produzir, Conservar, Incluir (PCI), e com o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais (PPCDIF), contribuindo diretamente para o alcance das metas estabelecidas para conservação ambiental e redução do desmatamento.

Fonte: GOV MT
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