conecte-se conosco

Mato Grosso

Seduc supera metas com Muxirum da Alfabetização

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Programa Muxirum da Alfabetização, conseguiu superar a sua meta de alfabetização de pessoas com idade superior a 15 anos. Somente neste ano, foram 2.850 adultos que conseguiram ser alfabetizados, superando a meta estabelecida de 2.000 pessoas. No Dia Nacional da Alfabetização, comemorado neste 14 de novembro, a Seduc confirma, com números, os esforços para reduzir os índices de analfabetismo, implementando políticas públicas para para jovens e adultos.

Para o próximo ano, a meta é mais ambiciosa – o Muxurim projeta reduzir em até um terço o número de adultos analfabetos nos 14 municípios participantes. Em dois anos de trabalho, mais de 10 mil pessoas foram alfabetizadas em todo o Estado e já conseguem ler e escrever, graças ao esforço dos coordenadores e alfabetizadores que atuam em nos municípios parceiros, em um trabalho realizado em regime de colaboração com as Prefeituras.

Em Cáceres, são 275 adultos matriculados distribuídos em 17 turmas. Em alguns casos, como no Assentamento Sadia, as coordenadoras Cleide de Oliveira Guimarães e Amélia Cristina Benevides têm que percorrer até 60 quilômetros para chegar até as turmas.

Leia mais:  Pesquisa da Unemat avalia efeito da variação de temperatura sobre a pressão arterial

“Vamos aos locais de funcionamento das turmas e cada vez que conversamos com os alunos, a alegria é mais intensa, pois a evolução na aprendizagem é sempre melhor. Muitos adultos se emocionam ao escrever o nome, pois passam a ser independentes. Muitos já chegam a agência bancária e conseguem fazer as transações que não exigem muito esforço”, destaca.

A aluna Maria Pereira da Silva é um exemplo de quem conseguiu ser alfabetizada e consegue ver o mundo de outro ângulo. Com a ajuda da professora, conseguiu se sentir realizada. “Voltei a estudar e agora me sinto outra pessoa. A minha professora me ensina e eu a ensino. Muita coisa eu não sabia, aprendi na escola. Está sendo tão bom estudar que quero continuar os meus estudos”, assinala.

Outra aluna do Muxirum, Elenir Catarina de Almeida também pensa em prosseguir os estudos. “Eu até sabia escrever, mas parei nos estudos e, com isso, tinha muita dificuldade em legar. Agora, no Muxirum, estou aprendendo de verdade porque tenho apoio da professora que tem muita paciência e não falta a escola. Queremos que ela continue firme”, frisa. 

Leia mais:  Pioneiros do agronegócio impulsionam desenvolvimento de Mato Grosso

Para conseguir fazer com que o aluno adulto consiga concluir o ciclo de alfabetização, o Muxirum atua com metodologia apropriada. Os professores se deslocam até onde o aluno reside ou num local próximo onde todos da região possam estudar. Dessa forma, o aluno fica menos propenso a desistir. O ciclo de alfabetizar para este ano termina no final de novembro.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Cuiabá sediará reunião nacional da Federação Nacional das Juntas Comerciais

Publicado

Presidentes das juntas comerciais do Brasil se reunirão em Cuiabá para a Assembleia Geral da Federação Nacional das Juntas Comerciais (FENAJU). O encontro acontecerá nos próximos dias 23 e 24 de janeiro, no Hotel Deville, localizado na Avenida Isaac Póvoas, Centro.

Conforme a presidente da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Gercimira Ramos Moreira Rezende, serão tema da agenda a prestação de contas da federação, o processo eleitoral para a próxima gestão, e ainda, projetos de Lei de interesse das Juntas que tramitam no Congresso Nacional.

“Será uma honra para a Jucemat ser anfitriã deste importante evento. Será uma reunião técnica, de trabalho, que possibilitará também a discussão sobre as possibilidades de melhoria dos processos de registro mercantil e integração em todo o País. Vamos aproveitar a oportunidade para trocar experiências”, afirma.

Na quinta-feira (23), a reunião começa as 14h, e vai até as 17h. No segundo dia de programação, sexta-feira (24), as atividades começam as 9h no período matutino, e vão até as 17h no vespertino.

Leia mais:  Reunião do Cepesca traz palestra com representantes do Indea e Embrapa Pantanal

A Fenaju é a entidade composta por servidores das Juntas de todo o País, que possibilita o espaço de encontro para debater a modernização e simplificação do registro empresarial no Brasil. Promove a troca de experiências entre gestores de diferentes estados, e a atuação estratégica dos órgãos de registro para incentivar o empreendedorismo.
 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Mato Grosso oferta 1.269 vagas de emprego pelo Sine

Publicado

Mato Grosso oferece 1.269 vagas de emprego nesta semana. Aqueles que estão em busca de uma oportunidade de trabalho podem procurar os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT) espalhados pelo estado. Os moradores de Cuiabá e Várzea Grande têm 123 oportunidades de empregos disponíveis. Nestas cidades estão abertas 20 vagas para pessoas com deficiência (PCD).

Conforme o painel de vagas do Sine, as demais vagas estão distribuídas nos outros 26 municípios. Em Sapezal (a 529 km da capital) são 363 vagas de trabalho nas funções de ajudante de eletricista, analista de recursos humanos, auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, borracheiro, pedreiro, safrista e soldador.

No município de Sinop (480 km da capital) são 164 vagas nas áreas de açougueiro, auxiliar de cozinha, assistente de vendas, chapeador, classificador de grãos, empacotador, a mão, empregado doméstico nos serviços gerais, encanador e marceneiro.

Já em Lucas do Rio Verde (335 Km da capital) são 145 oportunidades. Entre as vagas ofertadas estão: armador de ferros, atendedor de balcão, auxiliar contábil, caseiro, confeiteiro, estoquista, farmacêutico, gerente comercial e jardineiro.

Leia mais:  Corpo Musical da PM faz surpresa em unidade de hemodiálise

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão-de-obra, o Sine realiza serviços de habilitação do seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho e previdência social. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são ofertadas diariamente.

Os interessados em fazerem parte do banco de dados, podem comparecer aos postos de atendimento, portando documentos pessoais, carteira de trabalho e comprovante de residência, facilitando os trâmites.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Política Nacional

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana