conecte-se conosco

Mato Grosso

Professora da Escola Heliodoro é vencedora de fase regional do 12º Prêmio Professores do Brasil

Publicado

A professora de língua portuguesa Célia Dione Macedo Silva, da E.E. Heliodoro Capistrano da Silva, localizada em Cuiabá, foi a vencedora da região Centro-Oeste da 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil, categoria Ensino Fundamental 6º ao 9º ano. Ela concorreu com o trabalho “Se as mulheres não têm voz, o seu grito não tem som”.

Como prêmio, a professora e demais finalistas regionais ganharam uma viagem para o Canadá, paga pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para conhecer experiências educacionais daquele país.

Segundo Célia, o foco de seu projeto é combater a violência doméstica, fazendo com que os homens tenham noção da gravidade do problema e passem a respeitar a mulher. A ideia de fazer um trabalho abrangente surgiu durante as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), após ouvir relatos de violência doméstica entre os alunos.

“Levei em conta o fato de Mato Grosso estar entre os cinco Estados com maior registro de violência contra a mulher. Fiz um questionário, e na tabulação, o resultado surpreendeu. A maior parte, uma quantidade significativa de alunos e alunas, vivenciou algum tipo de violência em casa”, destaca.

Leia mais:  Servidor da Jucemat profere palestra sobre serviços digitais

Célia Dione explica que um dos desafios era trabalhar a questão, não como uma bandeira feminista e tampouco uma cruzada contra os homens, mas chamá-los para entender a gravidade que é a violência doméstica. Os alunos dela são jovens e adultos, com idade entre 15 e 50 anos. Ela frisa que o objetivo foi atingido, pois os alunos entenderam a questão do respeito com a mulher.

A professora ressalta que seu trabalho é uma proposta que faz a diferença na vida das pessoas e que pode ser aplicada em qualquer escola do país.  “O engajamento dos alunos é tão grande que até hoje recebo mensagens de ex-alunos que deram continuidade nos estudos e estão fazendo faculdade”.

CANADÁ

Célia Dione e os demais vencedoras das etapas regionais do prêmio viajaram para a capital canadense, Ottawa.  Foram sete dias – de 26 de maio a 1º de junho – para conhecer as experiências educacionais daquele país.  Durantes esse período, os professores visitaram escolas, acompanharam o trabalho dos professores canadenses em sala de aula e visitaram muitos museus.

Leia mais:  Mulher é presa com 20 quilos de maconha por policiais de MT e GO em Aragarças

“Os canadenses estão comprometidos com a educação. Eles se orgulham em ter uma educação exemplar”.

PRÊMIO

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, juntamente com instituições parceiras, que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Criado em 2005, o prêmio possui seis categorias: Creche, Pré-Escola, Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental), 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

PM apreende pasta base de cocaína em fundo falso de veículo

Publicado

Policiais Militares apreenderam 65 tabletes de pasta base de cocaína escondidos em um fundo falso de um veículo Kombi, na noite desta sexta-feira (20.09), em Santo Antônio de Leverger. O suspeito detido com entorpecente, confessou que comprou a droga na Bolívia e que a entregaria em Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

O suspeito A.S. (31 anos), foi preso depois de ser abordado por policiais que realizavam rondas na MT-361, zona rural de Santo Antônio de Leverger. Durante a abordagem, os policiais suspeitaram do homem que aparentava nervosismo e encaminharam o suspeito e o veículo até a Base da PM no município de Barão de Melgaço. Para checagem e entrevista, a guarnição da PM contou o apoio de policiais da Força Tática e também do Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

Na vistoria no veículo foram encontrados vestígios de silicone e tinta fresca em uma parte interna da kombi, e localizado um fundo falso que escondia 65 tabletes de pasta base de cocaína.

A.S. confessou à polícia que comprou a droga na Bolívia e que teria que entregar o entorpecente na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A droga e o veículo foram apreendidos e o homem preso por tráfico de drogas.

Leia mais:  Policiais militares que criam filhos sozinhos têm responsabilidades em dobro

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Recuperação de nascente e plantio de mudas celebram dia da Árvore em Cuiabá

Publicado

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado neste 21 de setembro, a secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Superintendência de Educação Ambiental, iniciou nesta sexta-feira (20.09) a recuperação de nascente localizada na área da escola Municipal de Educação Básica 12 de outubro, no Jardim Itamarati, em Cuiabá. No local também foram plantadas mudas de espécies nativas do cerrado.

A recuperação da nascente é um trabalho de extrema importância. “Temos aqui uma nascente que está bastante degradada e com a ação de diversos parceiros vamos conseguir recuperar. Nós, como cidadãos, temos que buscar a preservação da natureza. A escola está de parabéns por abrir as portas e buscar recuperar esta nascente tão necessária para a comunidade. Não adianta fazermos as melhores políticas públicas e a sociedade não participar”, destacou a Secretária Adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto.

Dezenas de alunos participaram do evento, com apresentações culturais, pondo a mão na terra para realizar o plantio e, claro, exaltando a importância das árvores. “A árvore é importante porque a semente fica no meio então tem água dentro dela, por isso ela cresce e fica linda”. “ A árvore é nosso oxigênio”. “A árvore faz a gente respirar, se não molhar ou se cortar a gente fica sem ar”, são algumas das frases ditas pelos pequenos estudantes entre 6 e 8 anos.

Leia mais:  Variação de preços em postos é monitorada pelo Procon-MT

A participação dos estudantes em uma ação que parece ser pequena, como o plantio de uma árvore e a recuperação de uma nascente, trará lembranças para a vida toda, exaltaram os participantes. “No futuro estas crianças poderão olhar as árvores e a nascente e entender a importância desta participação delas aqui hoje. É gratificante ver os órgãos ambientais se juntarem a sociedade para esta realização”, disse o representante do Projeto Verde Novo, do Juizado Volante Ambiental, Sérgio Savioli.

Entre os parceiros da Sema na ação está o Ministério Público de Mato Grosso, prefeitura de Cuiabá, 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Juizado Volante Ambiental (Juvam) e Instituto Ação Verde.

Vicente Falcão, do Instituto Ação Verde, exalta a parceria entre órgãos do Executivo e Judiciário para a realização do projeto. “Sem o envolvimento de todas estas instituições seria impossível. Mas não é só dever do poder público, a participação da sociedade garante que as sementes plantadas aqui hoje continuem sendo plantadas no dia a dia”.

Leia mais:  Rodadas de negócios e visitas técnicas marcaram primeira semana na China

O promotor de justiça Gerson Barbosa, que coordena o ‘Água para o Futuro’, explica que o objetivo do projeto é proteger as nascentes e que das identificadas até o momento, 78% estão degradadas. “É um momento muito sublime que vai ficar marcado na história dos participantes, pois estas pessoas estarão recuperando uma destas nascentes que estão degradadas. Sem água nada na vida acontece”.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Política Nacional

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana