conecte-se conosco

Entretenimento

Na Flip 2019, Aparecida Vilaça fala que “povos indígenas viraram alvo novamente”

Publicado

A segunda mesa da 19ª Flip, “Bendegó”, promoveu na manhã desta quinta (11) uma defesa apaixonada da diversidade e dos direitos indígenas. Em uma conversa com o jornalista Paulo Roberto Pires, a antropóloga do Museu Nacional Aparecida Vilaça alertou sobre a situação dramática dos povos indígenas no Brasil, cujas terras, segundo ela, passaram a ficar ainda mais ameaçadas após a eleição do presidente Jair Bolsonaro.

Leia também: Na Flip 2019, Maureen Bisilliat relembrará as dicas recebidas de Guimarães Rosa

Aparecida Vilaça acredita que a arrow-options
Reprodução/Instagram/@flip_se/Walter Craveiro

Aparecida Vilaça acredita que a “sensação é que eles (indígenas) viraram alvo novamente”

Em seu livro, “Paletó e eu”, Aparecida Vilaça relembra sua convivência com o povo Wari, que ela foi estudar nos anos 1980 no interior de Rondônia. Lá, ficou tão próxima de um indígena chamado Paletó que acabou sendo adotada por ele como filha. No livro, ela o descreve como um pensador e intelectual. Durantes anos, mantiveram contato, inclusive com várias idas de Paletó ao Rio de Janeiro, cidade onde Aparecida reside.

Leia mais:  Whindersson Nunes posta foto com Maisa e brinca: “Eu sou o de cabelo solto”

“A sensação é que eles (indígenas) viraram alvo novamente. Vivemos um momento de retrocesso absoluto, voltando aos anos 1960 e 1970”, disse a antropóloga na Flip  . Ela acredita que, embora o Congresso tenha se mantido atuante para impedir que os indígenas percam suas terras, o simples fato do governo demonstrar desprezo por esses povos já trouxe problemas.

Leia também: Abertura da Flip tem viés político: “Não foi Donald Trump que criou a fake news”

“A manifestação de membros do governo faz as pessoas se sentirem autorizadas a invadirem as terras. Tenho contato com os Wari’, que vivem em terras muito cobiçadas em Rondônia. Eles me ligam por whatsapp dizendo que ‘os caras estão entrando aqui, falam que nossas terras não valem mais nada’”, conta.

Aparecida lembra que dois terços da população Wari’ foi dizimada nos anos 1970. A família de Paletó, incluindo sua filha pequena e esposa, foi “metralhada” nessa época. O medo, entre os Wari’, é que novas tragédias se repitam. Aparecida acredita que os brasileiros precisam tomar consciência das lutas indígenas, inclusive porque ainda vê muita desinformação sobre o assunto.

Leia mais:  Debby tem Instagram hackeado e aparece aos prantos na web

Leia também: Destaque na Flip, Conceição Evaristo reafirma importância da coletividade negra

“Não é apenas eles que estão perdendo, somos nós. Porque sem diversidade, a gente morre. Um nundo só de gente igual é pobre. Não são eles que têm que vir para cá se civilizar, nós que temos que ir para lá aprender. Mas se a gente tira as terras deles, se evangeliza, acabou. E nós é que perdemos com isso. Nós que perdemos a riqueza de grandes pensadores, intelectuais, que se estivessem aqui estariam ganhando prêmio Nobel”, conclui Aparecida Vilaça 

Fonte: IG Gente
Comentários Facebook
publicidade

Entretenimento

Depois de Anitta, Cardi B grava música com Ludmilla

Publicado

source

Ludmilla é a nova parceira musical da rapper americana Cardi B. Nesta quinta-feira, a funkeira postou um texto emocionante para anunciar a novidade. Em agosto desse ano, Anitta também gravou com a estrela dos Estados Unidos um hit com a voz de Mr. Catra , morto em setembro de 2018.

Leia também: Ludmilla feat Ciara? A funkeira tá com a bola toda na gringa

Ludmilla e Cardi B arrow-options
Reprodução/Instagram

Ludmilla e Cardi B


Ludmilla  está em Nova York para realizar quatro shows no país de Tio Sam. Ao comentar sobre a conquista, a cantora e compositora não poupou agradecimentos: “Gratidão gente, gratidão”.

Leia também: Anitta e Ludmilla romperam definitivamente, diz colunista

Ver essa foto no Instagram

Quando você tem um único Deus que arde no seu coração, acredita, confia e entrega a sua vida a ele, pra ele te conduzir como quiser, não importa nada que aconteça, não importa quantas barreiras tentem por na sua frente, nem montanhas, porque O senhor faz todas caírem por terra, e quando ele promete alguma coisa a um filho seu, isso irá se cumprir, conforme o tempo que ele quiser e for da vontade dele, pq a vontade dele é perfeita. Então está aqui a prova de que Deus protege os seus, realiza sonhos e opera milagres. Eu não tenho manager internacional, quem me acompanha sabe que nunca foquei em carreira internacional e vou explicar os principais motivos: 1- por não acreditar tanto no meu potencial, 2- por acreditar nas palavras que me disseram que “isso (carreira internacional) não era pra mim”, mas Deus conhece nossos corações, nossos limites, nossos desejos, nossas angústias, nossas necessidades, TUDOOOOOOO, ele é o começo, o meio e o fim, ele sabia do que eu era capaz haha mas eu não, então eu só confiei nele, 3- não sei falar inglês, como vocês viram por aí 🤦🏾‍♀😅 e ainda tem gente que dúvida desse cara hahahahahaainda Hahaha eu tenho um coração puro, não fujo da luta e não sou capaz de passar por cima de ninguém POR ABSOLUTAMENTE nada nessa vida. Eu sabia que a minha hora iria chegar, foi difícil guardar esse segredo de vocês por tanto tempo, mas é que eu fui seguindo todas as ordens do meu pai, porque ele não erra e tudo deu certo no final 🙏🏾 Por isso eu digo: Vá à luta e coloque Deus na frente, se dedique a ele, DEUS tem algo maravilhoso para cada um nós. Today I fulfilled the dream of singing with the world’s best rapper @iamcardib this song was so amazing with his eager voice to show the world❤ Queria agradecer a todos os envolvidos porém são muitos não vai dar pra agradecer todos mas aí vai alguns. Ao meu Amor, a toda minha família e amigos❤️ @alexandrea3b Obrigada por me incentivar sempre e acreditar em mim até quando eu não acreditava, #SergioAfonso e cia❤️obrigada por tudo, #fãs obrigada do fundo do meu coração a cada um de vocês, tudo nosso! Gratidão gente, gratidão🙏🏾😭❤️ @meirellesrenata📸

Uma publicação compartilhada por Ludmilla (@ludmilla) em 17 de Out, 2019 às 4:09 PDT


Fonte: IG Gente
Comentários Facebook
Leia mais:  Meghan Markle posta declaração para o Príncipe Harry em seu aniversário
Continue lendo

Entretenimento

Paola Carossella se revolta com declaração de líder do PSL: “Vai tomar no c*”

Publicado

source

Paola Carosella perdeu a linha no Twitter com as declarações do Delegado Waldir que disse nesta sexta-feira (18) que parte dos integrantes do PSL é “que nem mulher traída, apanha, mas mesmo assim volta ao aconchego”.

Leia também: Jurada do “MasterChef” vira alvo de Bolsonaristas na web: “Não sou socialista”

Paola Carossella arrow-options
Reprodução/Band

Paola Carossella


A afirmação do novo líder do PSL não foi vista com bons olhos por Paola Carossella que imediatamente mostrou sua indignação e o chamou de imundo e repugnante.

“Olha, eu sou super cuidadosa com as palavras e tento não xingar ninguém, mas esse comentário e a pessoa que o fez merece um vai tomar no c* bem gostoso, c*****, merda, merda, c****. imundo. imundo. imundo. imundo. repugnante”, escreveu a jurada do MasterChef .

Leia também: Paola Carosella afronta homem que chamou mulher de “gorda”

Os admiradores da chef se surpreenderam com a postura dela, mas ainda assim a apoiaram compartilhando e curtindo seu comentário.

“Inacreditável a falta de sensibilidade, de educação, de bom senso. Dói relembrar que é esse tipinho que está no mais alto nível do nosso legislativo”, escreveu um seguidor concordando com Paola Carosella .

Leia mais:  Meghan Markle posta declaração para o Príncipe Harry em seu aniversário

Fonte: IG Gente
Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Política Nacional

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana