conecte-se conosco

Esportes

Metade dos jogadores no Brasil ganha só um salário mínimo. E isso não deve mudar

Publicado

Maioria dos jogadores de futebol no Brasil recebe salário miserável arrow-options
Shutterstock / Reprodução

Maioria dos jogadores de futebol no Brasil recebe salário miserável

Um estudo apresentado no curso FGV/Fifa, coordenado por Pedro Trengrouse e divulgado na coluna do jornalista Ancelmo Gois, do O Globo , mostrou números alarmantes quanto à realidade dos salários dos jogadores de futebol aqui no Brasil.

Leia também: Piada? Carlos Alberto diz que Real Madrid não ganharia a Série B do Brasileirão

A pesquisa mostrou que quase metade dos jogadores de futebol – 45%, mais precisamente – ganha até um salário mínimo (que hoje é de R$ 998). Outros 42% têm vencimentos entre um e dois salários mínimos, enquanto 9% dos atletas recebem entre 2 e 20 salários mínimos.

Apenas 4% dos atletas profissionais recebem acima de 20 salários mínimos, que são os nomes dos grandes clubes do Brasil, tanto da Séria A quanto da Série B do Brasileirão

Para o advogado especialista em direito desportivo Mauricio Corrêa da Veiga, sócio do Corrêa da Veiga Advogados, os números apresentados realmente impressionam. Ele explica que um dos principais motivos dessas diferenças salariais é a alta competitividade que o desporto de alto rendimento provoca.

Leia mais:  Em conversa, Neymar culpa Najila por hematomas no corpo: “Você pedia mais”

“Essa competitividade demonstra que esse lugar ao sol é um privilégio para poucos – para aqueles que têm disciplina e que têm um talento acima da média”, ressaltou.

O advogado diz que, somado à precária realidade da remuneração dos atletas brasileiros, ainda existe a situação enfrentada por muitos jogadores que é o atraso de salários . “Muitos clubes não conseguem cumprir com os pagamentos dos salários em dia e às vezes dão um prazo de dois a três meses para efetuar o pagamento aos atletas, mesmo sabendo que o salário é obrigação principal de qualquer empregador”, afirmou.

Segundo Mauricio, a realidade dos baixos salários é difícil de ser alterada, tendo em vista que poucos clubes gozam de boa saúde financeira e podem pagar altos salários para os atletas. O advogado diz ainda que o nivelamento não pode ser feito por baixo, ou seja, não se pode pretender que a maioria dos atletas recebam salários módicos ou medianos.

Leia também: Neymar é o terceiro melhor jogador nos games Fifa 20 e PES 2020

Leia mais:  Mata-mata da Série C começa a definir quem sobe pra 2ª divisão

“A nossa cultura estimula a concorrência, razão pela qual o atleta que se destacar terá maiores condições de atuar por um clube de ponta e receber salários elevados. O que pode ser feito é assegurar que todos os jogadores tenham condições de demonstrar o seu talento e para tanto é necessário que se resguardem direitos ao clube formador mediante incentivos, o que pode ser feito via Poder Legislativo”, avaliou.

“Contudo, as diferenças salariais sempre existirão, até mesmo porque os objetivos dos clubes são distintos uns dos outros. Alguns clubes pretendem revelar jogadores , outros disputam determinada competição apenas para se manter e outros disputarão o título”, explicou Mauricio Corrêa da Veiga.

Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Morre o jornalista e comentarista esportivo Sérgio Noronha 

Publicado

source

O jornalista e comentarista esportivo Sérgio Noronha, chamado carinhosamente de seu Nonô, morreu hoje (24) aos 87 anos, no Hospital Rio Laranjeiras, na zona sul do Rio, vítima de uma parada cardíaca, após contrair uma pneumonia há 10 dias.

Noronha sofria de Alzeheimer e era morador do Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, desde novembro de 2018, levado pelo amigo e árbitro de futebol Arnaldo Cezar Coelho.

Noronha morou durante anos em Ipanema, na zona sul do Rio, e era frequentador assíduo da praia, onde ia todas as manhãs e mantinha a pele bronzeada de quem curtia o mar.

Um dos grandes jornalistas e comunicadores da sua geração, Sérgio Noronha se destacou no jornal, no rádio e na TV. Era carioca, nasceu no dia 28 de dezembro de 1932 e estudou Letras na Faculdade Lafayete. Em 1959, virou repórter do Jornal do Brasil e trabalhou ainda nos jornais Diário Carioca, Correio da Manhã e Última Hora, além das revistas Senhor e TV Guia.

Manteve durante anos uma coluna diária sobre futebol no Jornal do Brasil e depois se mudou para o rádio e a televisão. No rádio participou de mesas redondas e comentários de jogos em várias emissoras e também na televisão, onde comentava os jogos nas transmissões esportivas, como na Rede Globo, onde atuou ao lado de Galvão Bueno e Arnaldo Cezar Coelho. Fez parte também das equipes da TV Educativa, atual TV Brasil, Tupi, TV Rio e no Canal SporTV.

Leia mais:  Estudo do MIT coloca Pelé como brasileiro mais conhecido no mundo; veja o Top 10

Depois de deixar a Rede Globo, onde trabalhou por mais de duas décadas, em Janeiro de 2009 assinou contrato com a TV Bandeirantes para comentar o Campeonato Carioca na emissora. Foi também comentarista do canal pay-per-view Premiere. Também fez parte dos Debates Populares, do programa Haroldo de Andrade, na Rádio Globo, onde participava da mesa de debatedores que discutia os temas em destaque do dia.

O horário do velório e o local do enterro ainda não foram definidos pelo Retiro dos Artistas. Noronha sempre morou sozinho e não tinha parentes próximos.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Palmeiras está na final da Copa Santiago após vitória sobre o Inter

Publicado

source

Pelo terceiro ano consecutivo o Palmeiras está na final da Copa Santiago de Futebol Juvenil. Na noite de hoje (24), o Verdão derrotou o Internacional por 2 a 1, na semifinal disputada no estádio Alceu Carvalho, na cidade de Santiago (RS). O Palmeiras aguarda agora o vencedor da outra semifinal, entre Juventude e Grêmio, que ocorre neste momento, com transmissão ao vivo pela TV Brasil.

Os gols da vitória do Palmeiras foram marcados pelo atacante Juninho e pelo zagueiro Luan, artilheiro isolado da competição, com cinco gols. Do lado do Inter, quem balançou a rede foi o atacante Vinícius Mello, que entrou no segundo tempo.

O time paulista, comandado pelo técnico Hamilton Mendes, vai em busca do bicampeonato. No ano passado, o Verdão também chegou à final, mas foi derrotado pelo Grêmio na cobrança de pênaltis. Em 2018, o Alviverde faturou o primeiro título da Copa Santiago,  ao eliminar na final o Coritiba.

A decisão da 32ª Copa Santiago de Futebol Juvenil será neste domingo (26), às 10h, com transmissão ao vivo pela TV Brasil.

Leia mais:  Martine e Kahena são vice-campeãs no Mundial de Vela, na Austrália

Jogo

Apesar de muito brigado, foram poucas as chances de gol no primeiro tempo.  Melhor na marcação, o Inter dificultou o ataque palmeirense. A melhor oportunidade do Colorado foi aos 18 minutos, quando o zagueiro João Victor Felix arriscou um chute de longe, mas o goleiro Mateus foi bem na bola e defendeu.  Aos 21, o atacante Juninho arriscou de fora da área e por pouco não abre o placar para o Palmeiras. Mas ele tentou de novo e deu certo: aos 41 minutos, também de fora da área, ele soltou uma bomba de canhota e colocou o Verdão na frente do placar: 1 a 0.

O segundo tempo foi mais movimentado, com o Palmeiras pressionando para ampliar o placar. E quase conseguiu com Naves, aos 15 minutos, mas o goleiro Lucas Flores impediu,  com uma defesa espetacular. Já o time Colorado teve seis substituições, uma delas foi a entrada aos 23 minutos do atacante Vinicius Mello no lugar do João Victor Tavares. E bastaram dois minutos em campo para Vinicius, de cabeça, mandar a bola no travessão, e ela caprichosamente bateu em Naves antes de entrar. Gol contra e tudo igual no estádio Alceu Carvalho: 1 a 1. O jogo parecia se encaminhar para a decisão nas penalidades quando, aos 35 minutos, o zagueiro Luan aproveitou o cruzamento da direita e cabeceou para o fundo da rede, selando a vitória do Verdão por 2 a 1 e classificação do time para a grande final da Copa Santiago. 

Leia mais:  Duas pessoas são presas por vazarem imagens da autópsia de Emiliano Sala

Jogos da Copa Santiago

Você pode rever as partidas da Copa Santiago aqui.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Política Nacional

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana