conecte-se conosco

Carros e Motos

Depois do Brasil, Fiat 500 sai de linha nos EUA após baixa nas vendas

Publicado

source
Fiat 500 arrow-options
Divulgação

Fiat 500 vendido nos EUA trazia tecnologias que não vieram ao modelo que foi vendido no Brasil

Após sair de linha no Brasil, o descolado Fiat 500 acaba de ter o mesmo fim nos EUA. Por lá, o carro era vendido em uma configuração mais moderna, uma vez que sua proposta visava cativar o mesmo público da Mini antes mesmo do surgimento da FCA, a responsável pelo retorno da Fiat por lá. Entretanto, as vendas somadas das versões hatch, cabrio e Abarth não atingiram as metas mínimas. Por outro lado, os maiores 500, que são o X e o L, além do esportivo 124 Spider, estão à salvo e seguirão na planta de Toluca (México).

LEIA MAIS: Veja lista dos 5 carros importados que mais perdem valor depois de um ano

O mercado norte-americano vendeu 9.847.602 carros no primeiro semestre de 2019, segundo o Focus2Move. E destes, a Fiat emplacou apenas 5.942 carros. Até mesmo a Maserati, uma marca com menos concessionárias e carros mais caros, conseguiu mais compradores nos EUA que a marca líder da FCA. Se os Fiat 500 já não sustentavam as metas, continuar no mercado significaria apenas uma queda ainda maior.

Leia mais:  Renault passa Ford no ranking das marcas mais vendidas de 2019

Fiat Brasil vs EUA

Fiat 500 arrow-options
Carlos Guimarães

Fiat 500 Cabrio 1.4 Flex: A versão mais descolada, antes do esportivo Abarth, que se poderia comprar no Brasil

Comparando com o mercado brasileiro, segundo a Fenabrave, 1.481.119 carros novos foram vendidos até o final do primeiro semestre do ano. Sozinha, a Fiat por aqui contribuiu com 32.459 unidades. Um dado curioso é que o Fiat Argo sozinho vendeu mais em um mês no Brasil que toda a Fiat nos EUA em seis meses, mesmo em um mercado 6,5 vezes menor.

LEIA MAIS: Fiat 500 faz 62 anos e relembra a Dolce Vitta, glamour italiano dos anos 60

O maior diferencial do Fiat 500 americano em relação ao que se encontra nos classificados por aqui é o motor MultiAir — ausente em todos os modelos brasileiros até hoje. O subcompacto foi vendido na maior parte do tempo com o Fire Evo do Uno, com o objetivo de reduzir custos de produção do hatch compacto .

LEIA MAIS: Mini Cooper S Cabrio: tudo azul

Leia mais:  Hyundai e Uber apresentam aeronave elétrica para viagens compartilhadas

O MultiAir é um sistema eletro-hidráulico de acionamento das válvulas, que permite um controle dinâmico e direto do ar admitido pelo motor, gerindo também indiretamente a combustão. Tudo isso é realizado eletronicamente. Isso reduz emissões e consumo de combustível, aumenta a potência máxima e o torque, além de melhorar a resposta dinâmica — que em um carro leve como o Fiat 500 (pouco mais de 1000 kg), a diferença fica ainda maior.

Fonte: IG Carros
Comentários Facebook
publicidade

Carros e Motos

BMW  330i: sedã  esportivo de verdade

Publicado

source
BMW 330i arrow-options
Carlos Guimarães/iG

BMW 330i: sedã tem fôlego de sobra e consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos 5,8 segundos, diz a fabricante

Dia desses me lembrei de um short film em que um rapaz sofre com o estresse de uma entrevista de trabalho. Naquela atmosfera um tanto sombria do filme, ele acaba indo para a garagem do prédio de escritórios e lá aparece um reluzente BMW M3 do final dos anos 80. A partir daí, a cara amarrada vai se descontraindo na medida em que o prazer de dirigir passa a ser uma espécie de antidoto.

LEIA MAIS:  Mercedes C300 Sport: sedã com esportividade bem equilibrada

Ainda bem que continuam dando valor à questão da tradição em algumas marcas, uma delas, a BMW. No 330i (R$ 269.950) você resgata a aura esportiva capaz de aumentar a taxa de andrenalina nas suas veias e tornar seu dia mais animado, mesmo que o céu esteja cinza e o excesso de trabalho tenha acabado com seu senso de humor.

A receita do remédio do BMW 330i contra o desânimo começa com um ronco que sai pelas duas saídas de escape e entra nos seus neurônios. Acelere e sinta a sensação de precisar respirar mais fundo. São 258 cv e nada desprezíveis 40,8 kgfm de torque, força equivalente a quatro vezes a de um carro popular 1.0 aspirado. Para extrair todo esse rendimento, há recursos como turbo, injeção direta de combustíuvel e variadores de fase na admissão e escapamento.

 Sem provocar demais o acelerador, comece devagar. E dê uma olhada no belo painel da nova geração do Serie 3, que inclui multimídia de última geração, com tela de alta resolução conectada à internet, o que torna possível acessar informações em tempo real, entre as quais do trânsito e da meteorologia. Ao longo dos anos, a BMW foi aperfeiçoando o sistema e hoje tem comandos bem mais fáceis e intuitivos com ajuda do botão giratório no console central.

Leia mais:  Kawasaki revela patente de moto esportiva com três rodas

Além do som de alta-fidelidade do BMW 330i também impressiona a quantidade de recursos disponíveis, como HD interno, carregador de celular por indução, roteador wi-fi e até CD player para quem ainda curte ouvir música à moda antiga, sem usar entrada USB com conexão Bluetooth.  E o acabamento é de primeira linha e conta com luz ambiente que pode ser personalizada de acordo com o gosto do freguês.

LEIA MAIS:  Jaguar XE S 3.0 V6: pergunte ao vento se motores rugem

Ponto positivo também para o ar-condicionado digital, bem como a ergonomia e o conforto dos bancos revestidos de couro e que seguram bem o corpo nas curvas. O volante de três raios com boa empunhadura também agrada. Só achei que exageram um pouco no estilo do cluster digital, que perdeu muito do charme do que vinha sendo usado nas gerações anteriores do Série 3. 

O que não muda nunca e precisa ser preservado é o conjunto bem acertado do sedã da BMW, sempre com tração traseira e motor na frente e uma distribuição de peso perfeita. Somado ao baixo centro de gravidade e ao ajuste da suspensão com multibraço no eixo de trás, chega-se a uma estabilidade irrepreensível. Basta contornar a curva na trajetória certa que o carro se mostra tão obediente quanto um cão farejador. 

BMW 330i arrow-options
Carlos Guimarães/iG

BMW 330i vem com lanternas fumês e duas saídas de escape na traseira entre os principais detalhes

E se isso ainda não for suficiente para arrancar um sorriso então experimente acelerar de 0 a 100 km/h em meros 5,8 segundos.  É de tirar o fôlego, mas logo em seguida você ficará mais animado, como se tivesse recebido um tapa na costas para acordar. Se estivesse em pista fechada poderia continuar acelerando até atingir os 250 km/h de máxima, velocidade controlada eletronicamente.

Leia mais:  Hyundai e Uber apresentam aeronave elétrica para viagens compartilhadas

 Como não poderia deixar de ser, entre outros aperfeiçoamentos na comparação com o 328i da geração anterior , o sistema de direção elétrica também consegue atingir a perfeição. Agora, leve nas manobras e firme conforme vai aumentando a velocidade, sem deixar de ser anestesiada, ou seja, consegue transmitir o que acontece entre o piso e os pneus com maestria.

Em piso irregular, porém, o ajuste esportivo , assim como os pneus de perfil baixo 225/40 R 19, acabam causando alguns solavancos e prejudicando um pouco o conforto. Mas é o preço que se paga por um sedã esportivo de verdade, um degrau abaixo do lendário M3, mas com disposição de sobra e detalhes como as hastes de alumínio atrás do volante, que facilitam uma tocada mais animada.

Se for cauteloso ao acelerar, conforme os números do Inmetro, o BMW 330i pode fazer até 8,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, com autonomia teórica de 501,5 km em trechos urbanos e de 767 km em rodiviários, levando em conta o tanque de 59 litros, nada mau, não?

LEIA MAIS: Volvo S60 T5 Inscription: liberal na economia, conservador nos costumes

Conclusão

Entre os sedãs com apelo esportivo que temos hoje em dia, o BMW 330i consegue entregar uma combinação entre desepenho e conforto na medida ideal, melhor do que rivais como Mercedes C300 Sport (R$ 278.900) e o Jaguar XE R-Sport P250 (R$ 250.200), que não conseguem ter a mesma relação peso potência de meros 5,7 kg/cv do modelo da marca bávara. 

Ficha técnica

Preço: R$ 269.950

Motor:  2.0, quatro cilindros, turbo, flex

Potência:  258 cv a 5.000 rpm

Torque:  40,8 kgfm a 1.550 rpm

Transmissão: Automático, oito marchas , tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Independente, miultibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos ventilados (traseiros)

Pneus: 225/40 R19 

Dimensões: 4,71 m (comprimento) / 1,83 m (largura) / 1,44 m (altura), 2,85 m (entre-eixos)

Tanque: 60 litros

Porta-malas: 365 litros 

Consumo gasolina: 8,5 km/l (cidade) / 13 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 5,8 segundos 

Velocidade máxima: 250 km/h 

Fonte: IG Carros
Comentários Facebook
Continue lendo

Carros e Motos

Triumph Tiger 800 e 1200 chegam com preços promocionais de até 8,5%

Publicado

source
Triumph arrow-options
Divulgação

A Triumph Tiger é um dos modelos mais populares entre os condutores que ora estão no asfalto, e ora na terra

A Triumph Tiger tem descontos especiais em janeiro. De acordo com a marca, os descontos chegam a até 8,5% e é válido até o dia 31 de janeiro. A promoção é válida para os modelos Tiger 800 XCx, Tiger 800 XRx, Tiger 800 XCA, Tiger 800 XRt, Tiger 1200 XCx e Tiger 1200 XCA. A trail se enquadra na linha premium, com oferta de equipamentos mais refinados, a partir dos R$ 45.990 em valor promocional.

LEIA MAIS: Triumph Tiger 900 é revelada com mais aptidão e modernidade que a 800

A Triumph Tiger traz novo painel de instrumentos com tela TFT colorida, freios dianteiros assinados pela Brembo e novos botões iluminados. O motor de 800 cc produz 95 cv 141 cv e 12,4 kgfm, equipado com sistema de escape mais leve e esportivo, além de uma primeira marcha mais curta, justamente para melhores respostas no uso fora-de-estrada. Junto com a suspensão Showa, chegou recentemente um novo modo de condução off-road para os pilotos mais experientes da Tiger 800 .

Leia mais:  Ford Pampa: picape que deixou saudades no Brasil

LEIA MAIS: Yamaha Tracer 900 GT 2020 acaba de chegar às lojas com novidades

A embreagem da trail conta com suporte de torque, sistema que auxilia no controle do piloto em todas as superfícies. O conjunto de assentos é pensado para aumentar a ergonomia do piloto e proporcionar mais conforto para longas distâncias. Os modelos XRt e XCa vêm de fábrica com um novo sistema de iluminação adaptável às curvas que assegura maior visibilidade nas curvas.

LEIA MAIS: Triumph acaba de lançar a nova geração da Rocket III em duas versões

A linha Tiger 1200 , com 137 cv e 12,3 kgfm, por sua vez, oferece ainda gerenciamento por Unidade de Medição de Momento de Inércia (IMU), sistema de frenagem integrado (desenvolvido com a Continental) e controle de tração otimizados para curvas. Sem falar do controle de arranque em subida, acelerador eletrônico e seis modos de pilotagem. Enquanto isso, o para-brisa é eletricamente ajustável.

Veja os preços promocionais da Triumph Tiger a seguir:

Tiger 800 XRx: de R$ 48.890,00 por R$ 45.990,00 (desconto 6%);

Leia mais:  Hyundai e Uber apresentam aeronave elétrica para viagens compartilhadas

Tiger 800 XCx: de R$ 51.390,00 por R$ 47.990,00 (desconto de 6,5%);

Tiger 800 XRt: de R$ 54.890,00 por R$ 52.890,00 (desconto de 3,5%);

Tiger 800 XCA: de R$ 55.890,00 por R$ 53.890,00 (desconto de 3,5%).

Tiger 1200 XCx: de R$ 73.900 por R$ 68.990,00 (redução de 6,5%);

Tiger 1200 XCA: de R$ 85.200 por R$ 77.990,00 (redução de 8,5%).

Fonte: IG Carros
Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Política Nacional

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana