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Avaliação: VW T-Cross com três pedais é o mais divertido

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VW T-Cross com câmbio manual parte de R$ 84.990 e garante uma tocada divertida ao volante para quem gosta de guiar

Após avaliar o novo VW T-Cross nas versões Comfortline 200 TSI ( confira aqui ) e Highline 250 TSI ( confira aqui ), chegou a hora de colocar à prova a configuração de entrada 200 TSI manual. Curioso que essa seja a única opção com o terceiro pedal, como se escolher esse tipo de transmissão fosse uma questão só econômica. Tudo bem que quase não se vende SUVs manuais, mas por que quem gosta de trocar marchas – pela diversão e prazer ao volante – não pode ter acesso a versões mais completas?

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Tudo bem que, com preços sugeridos que partem de R$ 84.990, não se trata de uma versão pelada. Entre os itens de série estão seis airbags, assistente de partida em rampa, lanternas de LED, faróis com iluminação de curvas, controles de tração/estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial. O único opcional é o pacote Interactive I (R$ 1.720), que adiciona multimídia com tela tátil de 6,5”, sensores de estacionamento dianteiro/traseiro e câmera de ré, app-connect e seis alto falantes. Completinho, esse VW T-Cross custa R$ 86.710 (pintura sólida) ou R$ 88.600 (cor metalizada).

Feito na plataforma modular MQB A0, a mesma do Polo e do Virtus, o utilitário esportivo da Volks desliza no acabamento interno, principalmente pelo uso excessivo de plásticos rígidos, inclusive com algumas peças exibindo rebarbas nas suas extremidades. Apesar disso, há pontos bastante positivos na posição de dirigir, na ergonomia e na visibilidade. O entre-eixos é 8,6 cm maior que o do Polo – e superior aos de Jeep Renegade , Honda HR-V e Ford EcoSport.

Sob o capô, quem brilha é o motor tricilíndrico 1.0 turbo associado ao câmbio manual de seis marchas. Para tirar o SUV da imobilidade com muita agilidade, basta esticar a primeira pouco acima de 2.000 rpm e, de imediato, você sentirá o corpo sendo pressionado contra o encosto do banco. Depois de embalado, é possível fazer todas as trocas de marcha a apenas 2.000 rpm. Vindo de terceira, ao enfrentar uma lombada ou valeta não é preciso reduzir; o T-Cross retoma rapidamente o fôlego.

Interior do VW T-Cross arrow-options
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Interior tem acabamento mais despojado, com bancos de tecido simples e volante sem revestimento

A boa dose de força em baixos giros permite dirigir sem muitas reduções, e os engates da alavanca de câmbio são curtos e justos. O pedal da embreagem é leve, enquanto o do freio tem acionamento progressivo – não é “borrachudo” como os dos antigos Gol, Voyage e Saveiro. Com boa desenvoltura, o T-Cross manual nos permitiu cravar médias urbanas de 9,5 km/l – com congestionamentos pesados. Na estrada, a incidência de vento é baixa e, dirigindo calmamente a 120 km/h, o SUV indicou um consumo médio de mais de 19 km/l (!), sempre com gasolina.

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As suspensões ficam no meio termo entre a firmeza e a maciez. Aliás, a dirigibilidade do SUV fica próxima da vista em hatches médios. Nas curvas, aponta a dianteira com precisão e inclina pouco a carroceria. O VW T-Cross 200 TSI manual é um SUV para quem curte uma condução pura, com muita diversão ao volante. Agora, se você faz questão da transmissão automática, é preciso pagar mais: o 200 TSI automático parte de R$ 94.490, chegando a R$ 97.970 completo – praticamente o valor do Comfortline 200 TSI (R$ 99.990).


Ficha técnica:

Volkswagen T-Cross 200 TSI

Preço básico: R$ 84.990
Carro avaliado: R$ 88.600
Motor: três cilindros em linha 1.0, 12V, comando variável, turbo, injeção direta
Cilindrada: 999 cm³
Combustível: flex
Potência: 116 cv a 5.500 rpm (g) e 128 cv a 5.500 rpm (e)
Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm (g/e)
Câmbio: manual, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,199 m (c), 1,760 m (l), 1,568 m (a)
Entre-eixos: 2,651 m
Pneus: 205/60 R16
Porta-malas: 373 a 420 litros
Tanque: 52 litros
Peso: 1.215 kg
0-100 km/h: 9s6
Velocidade máxima: 189 km/h
Consumo cidade: 12,2 km/l (g) e 8,5 km/l (e)
Consumo estrada: 14,5 km/l (g) e 10,1 km/l (e)
Emissão de CO²: 107 g/km
Nota do Inmetro: B*
Classificação na categoria: B (SUV compacto)*

*dados estimados

Fonte: IG Carros
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Pioneiro no Brasil, VW Golf “Mk3” inovou em segurança

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VW Golf da terceira geração foi a primeira a chegar ao Brasil oficialmente, em meados dos anos 90

Como parte da contagem regressiva para o lançamento do novo Golf, a Volkswagen começou a relembrar na Europa os destaques de cada uma das gerações do modelo. Lançado na Europa em 1991, o Golf de terceira geração foi o primeiro a chegar oficialmente ao Brasil e inovou com uma série de equipamentos de segurança.

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O VW Golf Mk3, como é popularmente conhecido, foi o primeiro a contar com airbags frontais e a opção das bolsas infláveis laterais. Outra novidade foi o motor VR6, o primeiro seis cilindros usado no hatch. O carro vendido na Europa foi ainda o primeiro equipado com freios ABS de série em todas as versões.

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VW Golf III vinha com airbag duplo de série, algo que seria obrigatório nos modelos nacionais a partir de 2014

No Brasil, o Golf Mk3 foi lançado em 1994. Importado do México, era trazido inicialmente apenas na versão esportiva GTI de duas portas, que trazia um motor 2.0 de 115 cv. No ano seguinte, a linha cresceu com a adição da versão de luxo GLX (que trazia o mesmo motor do GTI) e do básico GL, equipado com um motor 1.8 de 90 cv e que, curiosamente, foi trazido da Alemanha em seu primeiro ano no mercado brasileiro. Uma raridade eram as versões GTI VR6 , que traziam o motor 2.8 de 174 cv.

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A terceira geração do VW Golf hatch ficou em linha até 1997 (Europa) e 1999 (México). Já o conversível Cabrio seguiu até 2002, tendo recebido um facelift para ficar parecido com o hatch de quarta geração. No mercado brasileiro, o Mk3 foi substituído em 1998 pelo Mk4, que inicialmente era importado mas acabou se tornando o 1º a ganhar produção local.

Fonte: IG Carros
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Muita tecnologia nos pesados fizeram o show da Fenatran

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Os  pesadões, máquinas de construção e implementos fizeram o show na Fenatran deste ano em São Paulo. Muita tecnologia em caminhões que mais parecem automóveis premium. Pesado com camera no lugar do retrovisor, vans com os mesmos equipamentos de um carro importado e muita esperança neste mercado que está crescendo bastante depois de um período bem ruim.

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A Fenatran , Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas em sua 22 edição, realizada em São Paulo cada dois anos, é a principal feira do setor de transporte da América Latina. Reúne fabricantes de caminhões de todos os tamanhos, vans, máquinas e implementos. Tudo voltado ao transportador.  Neste ano, mais de 60 mil pessoas estiveram na feira, que é dirigida a um publico específico de diferentes setores da economia que utilizam o transporte de carga para a distribuição de mercadorias, tanto no Brasil como em outros países. 

A Fenatran 2019 cresceu, com aumento de 30% de marcas expositoras e no número de visitantes, como reflexo da melhora no setor. Cresceu de 350 para mais de 450 marcas expondo seus produtos.

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A Fenatran é referência na categoria de veículos comerciais e pesados na América Latina

Quanto as marcas de fabricantes de veículos, o principal foco da Fenatran, estiveram presentes desde aquelas que não produzem grandes caminhões, até os campeões dos pesadões.

Mostraram seus produtos marcas como Volkswagen Caminhões de Ônibus, DAF, Volvo Truck, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e a PSA, com suas marcas Peugeot e Citroen, que lançaram novas vans no mercado.

VOLKSWAGEN CAMINHÕES

A VW Caminhões e Ônibus levou seu portfólio completo de mobilidade para a 22ª edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas.

Além de novidades dos leves aos extrapesados, a fabricante sai mais uma vez na frente ao anunciar a produção dos caminhões elétricos e-Delivery de 11 e 14 toneladas a partir do próximo ano. 

Entre os caminhões Delivery a diesel a Vollswagen Caminhões e Ônibus também é pioneira: o caminhão leve mais vendido do Brasil estreia agora como Delivery 11.180 4×4, com tração especial e força para rodar em qualquer terreno. A novidade já entra para a história como a única da categoria com essa configuração para o transporte de mercadorias ou prestação de serviços específicos. 

A família Constellation combina novidades no design à robustez para o trabalho pesado com a gama de vocacionais Robust. Dentre os destaques está a evolução da transmissão automatizada V-Tronic que equipa o icônico Constellation 24.280. 

A linha MAN TGX estende sua lista de atributos com uma dose extra de conforto: a suspensão pneumática. O item passa a ser um opcional para os cavalo mecânicos nas versões 6×2 e 6×4.

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DAF

Outra marca presente na Fenatran foi a DAF. Seu estande foi cenário para a exposição dos modelos DAF CF e LF rígidos, uma edição especial exclusiva para o evento do XF105 Serie silver, o modelo CF85 rodoviário e na configuração off-road, e o consagrado Kenworth T680. 

Trouxe pela primeira vez o modelo médio LF ao País. Comercializado na Europa, onde registra excelentes números de vendas, chega ao Brasil com implemento box e, também, sob o conceito de oficina móvel. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

VOLVO

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Renato Bellote/iG

Volvo Iron Knight, o caminhão mais veloz do mundo, marcou presença na Fenatran 2019

A Volvo levou novidades para a Fenatran, a começar pela exibição do caminhão mais veloz do mundo, o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro). Ao lado dele um FH da série especial em comemoração aos 40 anos da Volvo no Brasil. 

Detentor de dois recordes mundiais (de 0 a 500 metros e de 0 a 1.000 metros) homologados pela Federação Internacional de Automobilismo, o Iron Knight é um exemplar único, feito com um só objetivo: performance máxima! Com motor de 2.400 cavalos e torque de 6.000 Nm, foi produzido para demonstrar a capacidade da Volvo de extrair desempenho excepcional de seus caminhões.

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Já o FH ganhou uma série especial. Inspirado no primeiro caminhão produzido pela marca no País, em 1980, o modelo é uma edição limitada de 40 veículos para celebrar 40 anos de produção de caminhões Volvo. É um veículo especial, com uma configuração única, equipado com o que há de mais avançado em tecnologias de transporte. 

Outros destaques foram os caminhões vocacionais FMX e VM 32 toneladas. 

IVECO

No estande da Iveco, a grande novidade foi a nova Daily, mas que só chegará ao mercado em abril do ano que vem. 

Segundo a Iveco, o veículo revolucionará o segmento como ‘nova referência’ para o transporte de cargas e passageiros do Brasil, de 3,5 toneladas a 7 toneladas. O resultado é a união de pontos-chave que fizeram da Daily um dos melhores da categoria, como robustez, performance e custo operacional, com um novo patamar para quesitos como design, conforto, segurança e tecnologia.  

O novo interior foi projetado para privilegiar a ergonomia e incluir um novo ‘pacote tecnológico’ digno de um automóvel premium. Conforto, organização e funcionalidade se destacam com um conjunto de componentes que colocam a Daily como a melhor opção do segmento.

Já no segmento dos semipesados, que tem crescimento de 32% no ano, o destaque foi o Tector Auto-Shift, com transmissão automatizada de 10 velocidades e funções exclusivas desenvolvidas pela Iveco. 

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Fechando o portfólio da Iveco, os pesados Hi-Road e Hi-Way, que fazem parte do segmento que mais cresce no mercado neste ano, 63% de alta. 

MERCEDES-BENZ

Actros arrow-options
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Novo Actros, da Mercedes-Benz, traz câmeras no lugar dos retrovisores externos

Mais uma vez, a Mercedes-Benz revoluciona o transporte de cargas no mercado brasileiro, lançando na Fenatran o primeiro caminhão sem retrovisores externos convencionais da América Latina. Essa inédita tecnologia estará no Novo Actros, que será comercializado no País a partir de 2020.

Já imaginou substituir os retrovisores convencionais por câmeras externas em caminhões? É exatamente isso que acontece com o inédito e exclusivo MirrorCam, retrovisores digitais oferecidos como item opcional para os clientes do Novo Actros. As imagens captadas são exibidas, simultaneamente, em duas telas de 15 polegadas no interior da cabina, uma no lado do motorista e outra no lado do passageiro.

A Mercedes-Benz lança no mercado brasileiro o inédito motor OM 471 com 530 cv e torque de 2.600 Nm para a nova linha Actros. 

Com a chegada do OM 471 de 530 cv, a Mercedes-Benz amplia o portfólio de caminhões extrapesados rodoviários da linha Actros. 

E com o objetivo de revolucionar o segmento de comerciais leves nos quesitos de interatividade, performance, conforto e segurança ativa, a Mercedes-Benz trouxe a Nova Linha Sprinter para a Fenatran. 

SCANIA

A Fenatran Inicia uma nova era para a Scania : a abertura das vendas da linha de caminhões movidos a GNV, GNL e/ou biometano. São soluções que traduzem o ‘Aqui e Agora’ para o Brasil e países vizinhos, ou seja, de alternativas ao diesel de combustíveis perfeitamente viáveis economicamente. 

As novidades são dois pesados mais sustentáveis, um movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano e outro 100% a gás natural liquefeito (GNL) e/ou biometano. O espaço tem no total 13 caminhões – sendo duas Edições Especiais (V8 50 anos e Scania Vintage). 

PSA

Para a Fenatran 2019, a Peugeot e a Citroën levaram seu portfólio completo de utilitários leves disponível no Brasil, formado por nove produtos entre vans de passageiros de 8, 11 e 16 lugares, além dos furgões, estes com 14 possibilidades de aplicação entre os modelos pequenos, médios e grandes.

A novidade para a feira são as versões minibus de Peugeot Boxer e Citroën Jumper, cujas vendas iniciaram em setembro. Importados, modelos têm capacidade para 15 passageiros.

Além delas, estão expostos como veículos de diferentes aplicações todos os modelos da gama VUL: os Peugeot Partner, Expert (furgão e minibus), Boxer (furgão e minibus) e os Citroën Jumper (furgão e minibus), Jumpy (furgão e minibus) e a Berlingo.

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Mas o grande anúncio da PSA na Fenatran foi o lançamento no Brasil das operações de sua plataforma global Free2Moove dedicada aos negócios de fornecimento de serviços de mobilidade. 

Fonte: IG Carros
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